15/04/2025 | Por: Christian Baum - Jornalista Reg. Nº 0021854/RS
A importância da adaptação curricular para aluno com TEA
Adaptar aulas e conteúdos é um dos maiores desafios encontrados pelos educadores de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como fazer para que os alunos aprendam e acompanhem os conteúdos das aulas?
Incluir é dar a todos a oportunidade de se sentir parte pertencente a um determinado grupo, é oportunizar a todo e qualquer indivíduo a possibilidades de desenvolvimento, desta forma a inclusão está correlacionada as adaptações praticadas em sala de aula. É fundamental que o professor observe seu (s) aluno (s) quais são as suas habilidades, seus interesses, como este aprende e quais são as suas dificuldades para assim buscar as estratégias e ferramentas necessárias de modo a potencializar a construção de novos saberes.
Algumas possibilidades são o uso de recursos midiáticos, recursos visuais, interativos, simplificação de conteúdos, objetividade nos enunciados, suporte leitor, dinâmicas orais, entre tantos outros, porém estes só terão efeito se houver o olhar sensível do educador em saber o que de fato seu aluno precisa e como esta aprendizagem pode ser significativa ao mesmo. Em determinadas situações é preciso avaliar a possibilidade de um currículo individualizado e paralelo ao da turma, em casos onde esta prática seja a mais adequada às necessidades do aluno, sendo assim a melhor forma de oportunizar o seu desenvolvimento.
Nem todo aluno autista necessitará de adaptações curriculares e cada um demostrará necessidades diferentes, pois cada realidade é única, pequenos avanços sempre serão grandes conquistas e não podem ser desmerecidos, o comprometimento e o trabalho conjunto de todos, professor de sala de aula regular, professor do Atendimento Educacional Especializado, escola, família e terapias farão a diferença na qualidade da aprendizagem deste aluno.