16/08/2022 | Por: Talisson Lange
Os alunos do Pré I e Pré II da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José de Anchieta, de Bela Vista, estão vislumbrando e desenvolvendo várias temáticas integradoras de acordo com o tema gerador, “O nosso bem estar e o bem estar da natureza, estão conectados”.
Este tema vem de encontro ao projeto Ipê Amarelo, onde as crianças estão sendo oportunizadas a vários conhecimentos sobre plantas e cuidados que devemos ter para cultivá-las.
O contato com a natureza exuberante do bosque e a horta da escola leva a criança a ser protagonista de sua própria história, cada criança vê, sente e vivencia despertando assim o cuidado e a compreensão possibilitando inúmeras aprendizagens, diz a professora Margarete Radtke, que trabalha com o Pré ll.
O material do Aprende Brasil, utilizado nas aulas, envolve a criança, desperta a curiosidade, traz experimentos e atividades onde os alunos e suas famílias participam. Apresenta a linguagem simples que trata de vários temas que fazem parte ou já fizeram em vidas passadas, como os Dinossauros.
É feito muitos experimentos, ovos de dinossauros, saladas e outras atividades que encantam e fazem a magia na criança. Além de explorar as culturas locais, as aulas são ilustrativas com imagens de aves que são parte da cadeia alimentar local, como o Curió e o Bentevi, assim, a criança possui várias possibilidades na prática e teoria.
A professora Jussara Martins, do Pré I, salienta a importância e o prazer de ter os alunos como protagonistas em suas atividades, sendo que o projeto “Ipê Amarelo - O Florescer na Educação Infantil”, despertou o envolvimento na música – paródia Ipê amarelinho, a confecção de instrumentos musicais, tambor, baquetas, valorizando a cultura local bem como a de outras nações apresentadas no material Aprende Brasil.
Outra atividade que envolveu a comunidade escolar foi a realização da cápsula do tempo, na qual está o registro do plantio da muda de árvore do Ipê Amarelo no pátio da escola, registrando o nome dos envolvidos e idade (Pré I e Pré II), sendo definido que em 2032, a cápsula será aberta para compartilhar o projeto, quando estarão no 8º e 9º ano, enfatizando que ao lançar à terra uma “semente”, teremos a possibilidade de colhermos frutos, o que não difere do conhecimento, do resgate de valores, do ser no processo educacional.
Cada tema busca levar o conhecimento às crianças que vislumbram com as belezas da natureza do entorno e desenvolvendo a autonomia, participando da história e construindo sua formação integral.
Várias outras atividades foram realizadas, concomitantes aos demais projetos da escola, mediados pela participação de toda a comunidade escolar, enfatizando a mediação alunos, professores, direção e demais agentes da escola.