23/10/2018 | Por: Elenara de Oliveira
Pesquisa desenvolvida pela Ouvidoria teve a participação de 1.192 famílias que atribuíram notas positivas para todas as questões apresentadas
Um sistema de pesquisa inédito que analisou a rede municipal de ensino de Três Passos. Este foi o Avalia, ferramenta virtual implantada pela Ouvidoria Municipal que mediu os índices da satisfação dos pais com a estrutura e o trabalho desenvolvido nos educandários do Município.
O levantamento contemplou 100% das escolas, ou seja, nove de Ensino Fundamental e oito de Educação Infantil. O período de coleta dos dados ocorreu de 24 de setembro a 7 outubro e os resultados foram apresentados nesta segunda-feira, 22 de outubro, para todos os gestores escolares.
O público alvo da consulta foi os pais dos alunos matriculados nas escolas municipais. Ao todo 1.192 questionários foram respondidos o que atingiu 54% da comunidade escolar da rede municipal. O sistema compreendeu o envio de uma senha para cada família. Junto com o código QR, um panfleto apresentava as orientações de como era possível participar. A votação era simples, bastava acessar o portal oficial do Município (www.trespassos-rs.com.br), clicar no link do Avalia e atribuir notas de 1 a 10 para cada uma das cinco questões apresentadas. Quem tinha leitor de código QR no celular também ingressa diretamente no sistema. A avaliação abrangia as condições estruturais das escolas, a qualidade do ensino, o desempenho dos servidores e o setor educacional como um todo.
O processo foi supervisionado pela Secretaria Municipal de Educação. O secretário Municipal, Valdemar Bonatto, salienta que como primeira experiência, o Avalia atingiu plenamente seus objetivos. O titular da pasta enalteceu as notas finais que confirmaram que os pais aprovam o trabalho que vem sendo desenvolvido na área educacional de Três Passos. “A avaliação positiva serve de estímulo para que sigamos avançando para qualificar cada vez mais o ensino público municipal”, acentua o secretário.
Para o prefeito, a implantação deste sistema materializa um dos pilares da gestão que é o de oferecer ferramentas de participação do cidadão na avaliação dos serviços públicos. José Carlos Amaral confirma que estas ações ocorrerão permanentemente e contemplarão todos os setores da Administração. “Além de receber as demandas da comunidade, a Ouvidoria também seguirá oportunizando a envolvimento dos usuários na avaliação da qualidade dos serviços o que, aliás, é uma atribuição legal que Três Passos está cumprindo a risca”, destaca o prefeito.
O assessor de Ouvidoria do Município, Paulo Farias, salienta que o Avalia é uma iniciativa que fomenta o exercício da cidadania e serve de base para identificar carências e questões que necessitam de uma maior atenção dos gestores públicos. E tudo isso com um custo reduzido, haja vista que o aplicado foi desenvolvido por servidores municipais e em nenhuma etapa envolve a necessidade de contratação de terceiros. “O Avalia tem o nosso DNA e seguiremos aprimorando para tornar esta ferramenta cada vez mais eficaz e presente na vida do nosso cidadão”, enaltece o ouvidor.
As etapas de implantação do sistema compreenderam um encontro com todos os diretores, onde foi apresentado o programa; reunião com a equipe da SMEC com a participação do prefeito e do vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, ocasião para a análise dos resultados da pesquisa, e um novo encontro com diretores e coordenadores para o exame das notas atribuídas para todos os educandários. Todos os educandários receberam as avaliações individualizadas.
Nesta última etapa também ocorreu à definição que a próxima edição da pesquisa ocorrerá em outubro de 2019 e fará parte do calendário escolar oficial da SMEC.
DESTAQUES DO AVALIA:
As escolas distribuíram no total 2.177 senhas, sendo que destas, 1.192 foram efetivas, o que representou um índice de resposta de 54,75%. As escolas que registram os maiores percentuais de participação foram a EMEF Bispo Pedro Fernandes Sardinha (100%), a EMEF 25 de Julho (98,29%), a EMEI Cidadão Júnior (93,29%); a EMEF São José (86,95%) e a EMEI Lápis de Cor (71,71%).
Em relação ao desempenho individual das escolas em cada uma das questões apresentadas, os destaques foram os seguintes:
Questão 01 – Em relação à estrutura física (prédio e instalações) da escola de seu filho, qual a nota você atribui? - a melhor nota foi registrada na EMEI Primeiros Passos - 9,46.
Questão 02 – Quanto ao trabalho em geral do quadro de funcionários desta escola, qual nota você atribuí para o desempenho destes servidores? - teve a melhor nota - 9,74 - na EMEI Cidadão Júnior.
Questão 03 - A qualidade do ensino oferecido pela escola de seu filho merece que nota? - o melhor desempenho – 9,80 – ocorreu na EMEI Cidadão Júnior.
Questão 04 - Avaliando todas as questões: estrutura, servidores, atendimento, confiança e qualidade do ensino, qual nota geral você atribui a esta escola? – com a nota 9,50 a EMEI Cinderela alcançou a melhor avaliação.
Questão 05 - Que nota você atribui para as ações em geral desenvolvidas pela Prefeitura na área educacional do Município? - a melhor nota geral foi de 9,12, atribuída pelos pais da EMEF São José.
Os 1.192 participantes da pesquisa tinham a possibilidade de no total atribuir 5.960 notas. A nota mínima – 01 – foi dada apenas 11 vezes, ou seja, 0,18%. Já a nota máxima – 10 – foi atribuída 2.605 vezes, o que representou 43,70%.
Dos 1.192 participantes apenas 01 – 0,08% - registrou a sua senha, porém, preferiu não atribuir nenhuma nota para as questões. Enquanto isso 15 participantes – 1,25% - responderam parcialmente as questões apresentadas.
Durante o período de vigência da pesquisa, a Ouvidoria recebeu (através do e-mail) 32 manifestações direcionadas as escolas. Isto significa que além de atribuir notas para as questões, estes pais, também decidiram formalizar algum tipo de demanda. Destas, a maioria se referia a sugestões e solicitações de melhorias em determinados educandários ou no transporte escolar. Estas manifestações foram repassadas diretamente para a SMEC.